GEDIPE


SAVE THE DATE - II COLÓQUIO SOBRE PIRATARIA DIGITAL DE CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS

 A FEVIP – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DEFESA DE OBRAS AUDIOVISUAIS, em colaboração com a POLÍCIA JUDICIÁRIA e a GEDIPE, realizarão um II Colóquio sobre Pirataria Digital de Conteúdos Audiovisuais, no próximo dia 5 de Junho, nas instalações da PJ, Auditório 1 da Rua Gomes Freire, Novo edifício-sede da Polícia Judiciária, 1169-007 Lisboa 
Neste II Colóquio, irão mais una vez estar reunidos especialistas de renome mundial para debater a temática da pirataria audiovisual sob os seus diversos aspetos, nomeadamente os perigos que o mesmo acarreta para os internautas com eventual facilitação da criminalidade mais grave.
Este ano adotámos o slogan “se o produto é grátis, o preço podes ser tu”, do jornalista americano Andrew Lewis, que, já em 2010, intuía que todo o conteúdo tinha valor intrínseco, logo sempre teria de haver um preço a pagar, normalmente a integridade digital.
 Agradecemos a confirmação da sua presença no evento para eventos@fevip.pt até ao próximo dia 28 de Maio 2024.

Pirataria

Há muitos anos os piratas navegavam pelos oceanos. Hoje navegam por outros caminhos. Caminhos virtuais, com perigos diferentes. Se antes víamos os nossos inimigos, agora escondem-se atrás de um monitor. Os piratas do século XXI navegam pela Internet, roubam informação pessoal, as nossas passwords, os dados bancários. Tudo fica à mercê dos piratas. A pirataria informática é um crime muito grave e muitas vezes financiado por grupos organizados internacionais. Roubam conteúdos audiovisuais, colocando em causa os direitos de autor e provocando prejuízos de milhões de euros a empresas por todo o mundo e colocam em causa milhões de empregos. A pirataria impede o desenvolvimento de melhores conteúdos. É fundamental barrar a entrada de hackers nos nossos computadores e está nas tuas mãos largar a âncora e fazer com que este barco não navegue mais nestas àguas perigosas.
Combater a pirataria é sinal de civilização, cultura e progresso.
 
 
 
 



A nossa história

ETAPAS MARCANTES DA NOSSA ATIVIDADE

16.01.1998

Constituição da GEDIPE

17.02.2002

Parceria com AGICOA Suíça

10.12.2004

1ª distribuição de direitos de retransmissão

21.07.2017

1ª distribuição de direitos de comunicação pública

26.06.2020

Medidas solidárias no âmbito da pandemia Covid-19

18.01.2021

1º Procedimento de apoio à criação de obras audiovisuais

PRINCIPAIS ENTIDADES RELACIONADAS